Academia de Letras de Paulo Afonso, com o IGH e apoiadores, realiza a 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso

30 de março de 2023

A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso e apoiadores culturais realiza nos dias 29, 30 e 31 de março a 4ª  Bienal do Livro de Paulo Afonso.

Este evento, criado pelo Jornal Folha Sertaneja no ano de 2014, sempre foi organizado e realizado em parceria com a Academia de Letras, o Instituto Geográfico e Histórico e com o apoio cultural da Chesf,  SUPRAVE e da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Cultura e Esportes e da Secretaria Municipal de Educação.

VEJA MAIS

Este ano, a Diretoria da Chesf já cedeu as instalações do Memorial Chesf, onde aconteceram as edições anteriores desta Bienal e ali serão realizadas palestras, saraus literários, com a participação de unidades de ensino da rede particular e pública de Paulo Afonso em todos os níveis.

No dia 29 de março, às 19 horas será a Abertura da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, no auditório Graciliano Ramos, do Memorial Chesf de Paulo Afonso, com a expectativa da presença de grande público, autoridades do município e acadêmicos da região. Haverá uma palestra magna e um musical especial. Às 20:30 horas haverá a Abertura do Salão dos Escritores, com alguns pequenos depoimentos e musical.

A 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso também reúne em toda a sua programação o 4٥ Encontro de Escritores da Região do São Francisco, no Salão dos Escritores, ao lado do auditório do Memorial Chesf e ali serão feitos lançamentos de livros e haverá pequenas apresentações culturais e musicais.

Salão dos Escritores estará aberto em todos os horários de atividades do Memorial Chesf, na quarta-feira, 29/03, até às 22 horas e nos dias 30 e 31/03 das 08 às 11 e das 14 às 17 horas, paralelamente aos eventos que estejam sendo realizados no Auditório Graciliano Ramos, deste Memorial Chesf.

A coordenação musical desta 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso ficará sob a responsabilidade do poeta e compositor, acadêmico da ALPA, Oscar Silva, autor do Hino de Paulo Afonso e de centenas de outras músicas que está trazendo para este evento um músico, multi-instrumentista de Maceió, Aldair Tomé e também Rafael di Oliveira para a solenidade de abertura e outras apresentações ao longo dos vários eventos da 4ª Bienal do Livro, inclusive na Mala do Poeta.

Em evento chamado A ALPA Convida, as acadêmicas fundadoras da ALPA, Jovelina Ramalho e Socorro Mendonça estarão recebendo poetas e poetisas da cidade e outros presentes e estudantes participantes de projetos de leitura da cidade em dois momentos:

Dia 30/03 – quinta-feira – das 14 às 15 horas

Dia 31/03 – sexta-feira – das 08 às 09 horas.

Na quinta-feira, 30 de março, durante toda a manhã, das 08 às 11 horas, acontecerá o Sarau Literário organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso. A SEDUC, pelo compromisso direto da Secretária Elza Brito e do Subsecretário Pedro Gomes, também participa desta 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso realizando a ornamentação/preparação do Salão dos Escritores para esse evento, atividade que conta com  a coordenação do Professor Riccelly. Pela ALPA, o coordenador e contato com a SEDUC é o acadêmico Professor Edson Barreto.

Nesse mesmo dia, 30 de março, das 15 às 17 horas acontecerá a Tarde Alagoana, com danças, músicas, poesias, comidas típicas… A cultura do vizinho estado de Alagoas trazida à 4ª Bienal por professores e estudantes, sob a coordenação do Professor Dr. Edvaldo Nascimento, da ALPA.

Na sexta-feira, dia 31 de março, pela manhã, das 09 às 11 horas, o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, pelo seu presidente João de Sousa Lima, também membro fundador da ALPA, estará apresentando o tema O Cangaço e a Cultura Popular, através de palestras, debates e musicais associados ao tema que levou a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense ao 1º lugar no Rio de Janeiro e a Escola de Samba Mancha Verde ao 2º lugar, por um décimo de diferença da 1ª colocada em São Paulo.

Ainda na sexta-feira, dia 31 de março, no início da tarde, das 13:30 às 14:40, o acadêmico da ALPA, Edson Mendes, residente no Recife, estará trazendo a palestra Aprendendo a Viver – Educação, instrução e aprendizagem voltada para os professores e educadores.

Outro momento esperado por todos será o 1º Encontro de Academias de Letras e Artes do São Francisco que acontecerá na sexta-feira, dia 31 de março, das 15 às 17 horas, no auditório Graciliano Ramos, do Memorial Chesf de Paulo Afonso.

Ali estarão membros e diretores de Academias de Letras e Artes e de Confraria de História e Memória das cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida (com participantes de Jeremoabo), na Bahia. Do Estado de Alagoas estão sendo esperados acadêmicos de Delmiro Gouveia, Piranhas e Pão de Açúcar. Do Estado de Sergipe estão confirmando presença acadêmicos de Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, São Cristóvão e Aracaju. Será uma tarde memorável!

Todas estas atividades da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso nos dias 29/03, à noite e 30 e 31/03, manhãs e tardes, serão realizadas nas dependências do Memorial Chesf de Paulo Afonso, gentilmente cedido pela diretoria de gestão da empresa.

Na noite da sexta-feira, dia 31 de março acontecerá a culminância da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso com a realização do Projeto Cultural Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito, criado por Jotalunas Rodrigues quando concluía o seu Curso de Letras na FASETE, hoje UniRios, em parceria com o escritor Luiz Ruben e apresentado pelo Poeta Jotalunas, já em sua 30ª edição.

Nesse evento, além de poetas e poetisas ali também estarão Bia Leite e conjunto musical, o poeta Marquinhos da Serrinha e o cantor e poeta Maciel Melo.

Para a realização desse evento, a ALPA contou com o apoio do Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior e de sua equipe da SECULTE.

Escritores, artistas, poetas, prosadores, cordelistas, para participar desta 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso é só fazer a sua inscrição no site abaixo, sem pagar nenhuma taxa e se achegar. Os que desejarem se hospedar, estamos disponibilizando os preços de hotéis e pousadas, valores informados pela Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso – SETIC.

“Esta 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, depois desse longo período da pandemia, só está sendo possível ser realizada graças à sensibilidade encontrada na diretoria da Chesf, na pessoa do Dr. Ilenildo Macena e seus colaboradores do Recife, como o Dr. Fernando Ribeiro, ex-Administrador da Chesf em Paulo Afonso e de Paulo Afonso, como Dr. Mário Jorge e sua equipe, do Secretário Dernival Oliveira e sua equipe da Secretaria de Cultura e Esportes, da Secretária Municipal de Educação Elza Brito e do Subsecretário Pedro Gomes, Professor Riccely e outros colaboradores da SEDUC e do empresário Sebastião Leandro de Morais, membro honorário da ALPA, sempre sensível às iniciativas culturais de Paulo Afonso e ao trabalho de colegas da diretoria e membros da ALPA, do IGH, de Nilton Alcântara, do Seliganamúsica e voluntários. A todos estes e aos outros que forem se achegando, deixamos a nossa maior gratidão e os nossos aplausos.” Disse o Professor Antônio Galdino, presidente da ALPA.

Acesse o site: www.bienaldolivropauloafonso.com.br

Relacionado Posts

Veja Mais

ASSISTA AGORA