O governo federal declarou que o “Enem dos concursos” atingiu um marco histórico ao se tornar o maior concurso do país em número de inscritos. De acordo com o Ministério da Gestão, responsável pela iniciativa, o concurso alcançou a impressionante marca de 1,7 milhão de inscritos até esta quarta-feira (7), com o prazo de inscrição estendendo-se até sexta-feira (9).
Anteriormente, o recorde de inscritos em um concurso público no Brasil pertencia ao do Banco do Brasil, realizado em 2021, com 1,6 milhão de participantes concorrendo a vagas de escriturários.
Para efeito de comparação, o Enem tradicional, destinado a estudantes que buscam ingressar em universidades, registrou 3,9 milhões de inscrições em sua última edição, representando um aumento de 13,1% em relação a 2022. Já a Fuvest contou com 110 mil inscritos e a Unesp com 67 mil.
Com o lançamento do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), programado para estrear neste ano, os candidatos terão a oportunidade de concorrer a várias vagas disponíveis no serviço público por meio de uma única prova e o pagamento de uma única taxa de inscrição.
O Ministério da Gestão enfatiza que o objetivo do CPNU é promover a igualdade de oportunidades no acesso aos cargos públicos efetivos da administração pública federal.






